jnogueirareis

"PODE PARTICIPAR ACTIVAMENTE e mesmo interactivamente"

5.30.2007

A MINHA ANÁLISE A UM ARTGO DE (alcides.freire@jogo.pt) publicado no jogo de 30/05/2007

Por paradoxal que pareça, hoje até encontro - não obstante os habituais lapsos de memória ou tendências incompreensíveis - pontos de vista que perfilho.
1- Diz no artigo, que o «Prestígio» é muito bonito, mas nunca o viu fazer um cruzamento de trívela.
Estou de acordo pois também julgo não ser o «prestígio» a fazê-lo, mas é seu autor o Prestigiado Maradona.
Bem secundado pelo também prestigiado Pedro Barbosa, Drulovic ... e outros.
Posso, até fazer alguma comparação com o colocar a bola no «cachaço», cujo autor, não foi o«prestígio», mas, o Prestigiado Fraguito.
Também acho que para que não aconteçam os referidos lapsos de memória, talvez devesse vossa senhoria colocar o «Duvidoso» ao lado do seu «indeterminado» prestigiado, pois, julgo alinharem na mesma «equipa».
E, para não enganarmos a «história», isto é, em abono da verdade por inteiro - e não só meias verdades -, a tal trívera, nasceu, porque qualquer um dos referidos, mais o tal que lhe está no pensamento, tinham, sem qualquer sombra de dúvida, um dos pés, maravilha da criação, mas, o outro, o «menos bom», era preciso agarrá-lo com a mão para ser levantado!!!
Bem como, para não existirem incompreensíveis tendências, não referir só os fazedores de sensacionais defesas sobre a linha de golo, evitando-o, mas colocar em pé de igualdade, aqueles que efectuando um trabalho bem mais dificil, bem como uma bem mais extraordinária defesa, conseguem evitar o golo, não com sensacional defesa na linha de golo, mas com maravilhas da arte de bem defender, fazem-no com êxito já para além da tal linha que o define...
É omo eu referi, são inocentes lapsos de memória e involuntárias tendências!!!
Acerca do número de jogadores emprestados para várias selecções, se por isso se mede a categoria e o merecimento de ser ou não campeão, para não refrir clubes - que não são campeões - e que desde as camadas à saída do berço, até aos veteranos, tantos jogadores emprestam, digo-lhe que lhe agradeço o ensinamento e que nunca mais vou ouvir calado, sempre que escute que o Benfica - que emprestava 8 jogadores só para uma selecção - não merecia ser campeão e que o era apenas em virtude dos favores da «velha Senhora»!!
Obrigado pelo conhecimento que me transmitiu.
Para terminar apenas lhe digo que há, contudo, um ponto com o qual não estou em sintonia, a saber:
Tal como uma Boa Cultura Pessoal é composta de vários temas e ou variados assuntos, também não me parece ser de elevada cultura desportiva o virarmos a nossa mente apenas - como se de uma flecha se tratasse - e só para o futebol.
Tal como acerca do futebol a minha equipa é "A arte de bem o praticar", o meu clube tem que ser eclectico.
Por fim e para não fazer publicidade a outros jornais que não aquele em que escreve, peço-lhe que dê um "golpe de vista" pela página 14 do jornal "O JOGO", onde pode reparar que quatro (4) de entre os melhores sete (7) - mais de metade do total - desportistas de varias modalidades, são de um clube que não o seu.
Já Descartes dizia:
O Bom senso é a coisa que eu conheço que está melhor distribuida...
É que todos julgam ter o suficiente.

5.29.2007

RESPOSTA AO ARTIGO DO JOGO DE 29/05/2007SENHOR ALCIDES FREIRE

Principio por lhe dizer que pior do que o cego de nascença é não querer ver.
Até aposto que nem se importas com a verdade - que até acha que é sintoma de pequenez - , o que conta é a vitória.
Apraz-me dizer que é o que vamos tendo, é fruta da época, só compra quem quer e ou gosta.
Tem a sorte - a meu ver - de ter uma Santa Sabedoria...
Esqueci-me de dizer, que a minha equipa é "O Futebol como Arte", é "O Futebol Espectaculo", é o Futebol onde o erro humano é aleatório. O Meu Clube não é o "Futebol no qual praticamente já se sabe o desfecho", onde o erro deixa de ser aleatório e passa a tendencioso.
Interpretei desta maneira que "Aquilo que vê fazer- que para si faz - a diferença entre Grandes e Pequenos", é:
1- A vitoria a qualquer preço, O que interessa é o resultado;
2- Grande é o que ganha de qualquer maneira, não importa como.
Pequeno é aquele que - sem falar em tantos erros.... sofridos - bastava que 1 (apenas um !!!) dos membros da equipa de arbitagem do Sporting vs. Paços de Ferreira marcasse livre pela mão - que julgo que tenha tido a capacidade de ver - na bola (não estamos a falar em tentativa - conseguida, diga-se - de ludibriar a equipa de arbitragem), para o «Ganhador da Taça de Portugal da época de 2006/2007, ter feito a dobradinha !!!!
E estamos a falar de uma mão na bola, que nada tem de semelhante com a célebre mão de Vata, muito bem encoberta. Estamos a falar de uma mão que dá numa bola que não há possibilidade de lhe dar de outra forma...e não numa por detrás de um jogador e a altura do estomago. Casos quânticos de estranheza . Já ouviu falar?
Olhe, no seu tempo, desde que a Santa Sabedoria o cobriu, quantos jogadores já viu levar 2º amarelo por pseudo-simulação de falta?
Eu digo-lhe e explico-lhe.
1- Liedsom interioriza pela extrema esquerda, dribla o defesa direito do Benfica - que não é de que clube é o adversário que interessa para aqui - quando já vai a entrar isolado na área, o defesa num extremo esforço, estica a «biqueira» da bota que dá na chuteira do Liedsom que se estatela.
Como se isolou, sabe o que diz a lei, não sabe?
Pois é, o Liedsom levou 2º amarelo.
2- Alexandro entra pelo lado direito (junto à linha final) na área da equipa contrária, leva um toque (bem visivel) no pé de apoio e deixa-se cair. Contudo, levanta-se de seguida,não reclama nem pede falta, nem tão pouco se vira para a equipa de arbitagem.
Sabe o que aconteceria se fosse um dos seus clubes grandes? sabe, não sabe?
Pois é, o Alexandro levou o 2º amarelo.
Conhece muitos artistas provavelmente com cursos tirados num qualquer Seiva Trupe - para mim que participei no 1º FITEI, uma das melhores companhias de Teatro - , não conhece?
Quantos já viu, lhe constou ou teve conhecimento que fossem expulsos com 2º amarelo por (não por pseudo) verdadeiras simulações?
Repare que só lhe lembro "Casos Quânticos de Estranheza".
Olhe que um homem é grande, não pela sua estatura mas por aquilo que é capaz de ver.
Julgo ser perca de tempo dizer-lhe mais, mas apenas que estou Convencido que já é o único Português com o Baía mal digerido...´
O que eu lamento é que no meu País ande tanta gente - como eu próprio - desempregado e gente com tanta lucidez, capacidade e... santa Sabedoria, sejam escritores de prestigiadosjornais diários!!!