jnogueirareis

"PODE PARTICIPAR ACTIVAMENTE e mesmo interactivamente"

12.22.2005

"COMPROMETIMENTO COM A ÉTICA"


UMA POLITICA AUTÊNTICA, TERÁ SEMPRE UM COMPROMISSO MUITO ESTREITO COM A ÉTICA.
QUAL É A ÉTICA DE CAVACO ? PORQUE ESCONDE O QUE PRETENDE E QUER?
OS POLITICOS COM RESPONSABILIDADE DEMONSTRADA, QUE JÁ CONTRIBUIRAM PARA O PROGRESSO, ESTÃO SEMPRE ATENTOS AOS VERDADEIROS OBJECTIVOS E FINS DA SOCIEDADE.
QUE TEM FEITO CAVACO DESDE QUE DEIOU DE SER 1º MINISTR`?
CUIDADO

"O NEOLIBERALISMO"

O NEOLIBERALISMO E A GLOBALIZAÇÃO CHAMAM O HOMEM A UM COMPORTAMENTO QUASE QUE INSTINTIVO DIANTE DA REAÇÃO MUNDIAL; ENTRETANTO, É PRECISO MUITA REFLEX
ÃO A RESPEITO DESSES PROCESSOS. ESTAREMOS PREPARADOS PARA OS ACEITAR NOS MOLDES EM QUE NOS SÃO APRESENTADOS ?
EXISTIRÁ BENEFICIO SOCIAL NELES? SERÁ EXTENSIVO A TODA A GENTE ? OU SERÁ DESTINADO APENAS AOS QUE DELES FAZEM PARTE?

" A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA"

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA É ALGO QUE DEVEMOS CONSIDERAR SEMPRE E, É ESTA CONDIÇÃO QUE NOS LEVA À VITÓRIA; A CADA NOVO PASSO, UMA NOVA CAMINHADA, A CADA NOVA CAMINHADA, UM NOVO OBSTÁCULO E, A CADA NOVO OBSTÁCULO, UMA NOVA CONQUISTA.
ISTO É FILOSOFIA E CAVACO SILVA DEVERIA APRENDE-LA E NÃO SABER SÓ DE ECONOMIA.
RECONHER A NOSSA DIGNIDADE DE PESSOA HUMANA E A PARTIR DAÍ ACHAR NOVAS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS NOVOS QUE VÃO SURGINDO, SEM NUNCA ESMORECER JAMAIS.
"O POVO TAMBÉM PRECISA DE APRENDER A PENSAR, A FILOSOFAR, DIALOGAR - O QUE CAVACO NÃO PODE ENSINAR PORQUE TAMBÉM NÃO SABE - A CRITICAR, A ANALISAR, ETC. E, PARA ISSO, NÃO É PRECISO " DIZER EM QUE ANO ESCREVEU MARX O CAPITAL E OU CADA UM DOS SEUS ESTUDOS..." BASTA COMEÇAR A PENSAR, PENSAR, PENSAR....

"O QUE CAVACO REPRESENTA"

"ACERCA DE CAVACO SILVA, VEJA:http://jnogueirareis.blogspot.com ;http://rapalobos.blogspot.com ;http://reconco.blogspot.com ;http://santaeugenia.blogspot.com. ".
O QUE CAVACO REPRESENTA .

1- UM CERTO SENTIDO DO DESTINO IMUTAVEL, SEM ELE.
AFIRMANDO QUE O PAÍS NÃO TEM JEITO, A JUSTIÇA NÃO FUNCIONA, É LENTA E NÃO SATISFATÓRIA;
OS POLITICOS NÃO MUDAM;
AS LEIS SÃO CADUCAS E NÃO PEGAM.
- MAS DIGO: É PRECISAMENTE DESTE TIPO DE HOMEM QUE O PAÍS E A NOSSA SOCIEDADE NÃO PRECISAM, PORQUE SÃO-NOS, ATÉ, PREJUDICIAIS.
RICO OU POBRE, NOVO OU VELHO, NEGRO OU BRANCO, FORTE OU FRACO, O HOMEM DEVE SER OPTIMISTA - NUNCA CATRASTROFISTA - , DEVE OBSERVAR E CAPTAR BEM OS PROBLEMAS QUE ESTÃO À SUA VOLTA, DEVE PENSAR NAS POSSIBILIDADES DE SOLUÇÃO PARA CADA UM DELES - QUASE SEMPRE, SENÃO SEMPRE, O ECONÓMICO É APENAS COMO O CANO DE ESCAPE DE UMA COMPLEXA MAQUINA - , SEJA NA EDUCAÇÃO, NAS FINANÇAS, NA JUSTIÇA, NO TRABALHO, NO DESPORTO, NO AMBIENTE, EM QUALQUER SITIO OU LUGAR.
SÓ O HOMEM É CAPAZ DE RESOLVER UM PROBLEMA SURGIDO DE UMA NOVA SITUAÇÃO PARA A QUAL NÃO TEM UMA RESPOSTA BIOLOGICA. SÓ O HOMEM É CRIATIVO E SURPRENDENTE, INTELIGENTE E CONTENTE.

12.21.2005

"O QUE EU PENSO ACERCA DE CAVACO SILVA"

1- O QUE DIZ DURKHEIM;
2- """"""""""""""""""""""""".1
3- O QUE DIZ DURKHEIM - FACTO SOCIAL
4- """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""1
5""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""2

"O QUE DIZ DURKHEIM"- FACTO SOCIAL.2

3- ALGUÉM ACHA QUE CAVACO SILVA SE ENCONTRA INTRINSICAMENTE RELACIONADO COM OS PROCESSOS DE UMA CULTURA DEMOCRÁTICA, COM OS HÁBITOS QUE A DEFINEM, AOS GESTOS E COSTUMES DA SOCIEDADE PÓS-25 DE ABRIL DE 1974 ?
- FRANCAMENTE, ESTOU PLENAMENTE CONVICTO QUE NÃO.
JULGO QUE AÍ, EXISTE MESMO UMA INADAPTAÇÃO, UMA AUTO-MARGINALIZAÇÃO.
ISSO NOTA-SE ATÉ PELA IRRITAÇÃO E INCOMODO QUE UMA BOA CRITICA DEMOCRATICA LHE PROVOCA.
4- ALGUÉM ESTÁ CONVENCIDO, OU PENSA QUE SE POR MAL DOS NOSSOS PECADOS, CAVACO VIESSE A SER ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA, PRINCIPALMENTE NESTE CONTEXTO EM QUE ESTÁ A GOVERNAR UMA MAIORIA QUE LHE É ADVERSA, QUE ELE EVITARIA UMA DESARMONIA INSTITUCIONAL ?
- EU ESTOU CONVICTO QUE ELE NÃO SÓ, NÃO A EVITARIA, COMO A PROMOVERIA E PROVOCARIA.
5- ALGUÉM REM A CONVICÇÃO DE QUE CAVACO SILVA, ACEITA DE BOA MENTE, A COEXISTÊNCIA DE VARIOS GRUPOS, COM COM AS SUAS PECULIARES FORMAS DE AGIR, SENTIR E PENSAR ? A EXISTÊNCIA DE ALGUMA CONFLITUALIDADE QUE ESTA PLURALIDADE SEMPRE VAI PROVOCANDO ?
- EU RESPONDO, CITANDO UMA CERTA EXPRESSÃO: NUNCA ME ENGANO E RARAMENTE TENHO DUVIDAS.É QUE É MESMO INCOMODATIVO PARA CAVACO, OPINIÃO DISTINTA DA DELE.
6- ACHA QUE PARA CAVACO O BEM GERAL, O INTERESSE GERAL ESTÁ ACIMA DO INTERESSE INDIVIDUAL ?
- QUANDO ELE PROPRIO TANTO SE INTRONIZA E TANTO SITA AS ELITES, AINDA RESTARÃO DUVIDAS DE QUE O INTERESSE PARTICULAR E OU O DAS ELITES - O MESMO QUE DIZER DOS GRANDES GRUPOS ECONÓMICOS - É QUE ESTÁ PARA ELE ACIMA DO INTERESSE GERAL.
21/12/2005
AMANHÃ CONTINUO

"O QUE DIZ DURKHEIM"- FACTO SOCIAL.1

DAÍ, EM AMBIENTE COMPLEXO E PLURALIDADE (...) A IDEOLOGIA DE GRUPO, SERVE COMO UM AMORTECEDOR PARA OS DESEJOS INDIVIDUAIS, PROCURANDO CONCILIA-LOS SEMPRE QUE POSSÍVEL AOS INTERESSES COLECTIVOS - OU DITOS COLECTIVOS - QUE, ESTANDO ACIMA DOS INDIVIDUAIS OU OLIGARQUIAS, DEVERIAM, POR SUA VEZ, DE PROMOVER O BEM COMUM, OU O BEM GERAL.
EXEMPLOS DE FACTOS SOCIAIS: 1- A ASCENÇÃO, NA DECADA DE 30, DO SEC. PASSADO, DA ALEMANHA HITLERIANA; 2- A ITALIA FASCISTA DE MOUSSOLINE.
RESUMINDO E QUESTIONANDO:
1- ALGUÉM ACHA QUE CAVACO SILVA, ASSIMILOU AS CHAMADAS LEIS NÃO ESCRITAS, OS HÁBITOS, A MORAL, OS COSTUMES, ADQUIRIDOS NUMA SÃ CONVIVÊNCIA EM GRUPO DEMOCRÁTICO, EM SOCIEDADE PÓS-25?
R- EU PENSO QUE NÃO.
2- SERÁ ESSA INADAPTAÇÃO SOCIAL, ESSA MARGINALIZAÇÃO, SUFICIENTE PARA O LEVAR AO SUICIDIO?
- ESTOU CONVICTO E ESPERO SINCERAMENTE QUE NÃO. QUE ESSES ITENS NEGATIVOS ESTÃO DE ALGUMA FORMA DILUIDOS NUM BOM VIVER ECONOMICO-SOCIAL. CONTUDO, PENSO QUE SE ISOLA E AUTOMARGINALIZA, TEM DIFICULDADE DE SOCIABILIZAÇÃO E SE TEM PENSAMENTOS SUICIDAS, SÓ ELE O SABE.

"O QUE DIZ DURKHEIM"- FACTO SOCIAL

ATENTE-SE NO QUE DURKHEIM ENTENDIA POR FACTO SOCIAL.
O FACTO SOCIAL ENCONTRA-SE INTRINSICAMENTE LIGADO AOS PROCESSOS CULTURAIS, HÁBITOS E COSTUMES COLECTIVOS DE UM DETERMINADO GRUPO DE INDIVIDUOS E OU SOCIEDADE.TAIS ELEMENTOS, ALÉM DE CONFERIREM UNIDADE E INDIVIDUALIDADE AO GRUPO SOCIAL, SERVE DE CONTROLE E PARÂMETRO ÀS ACTIVIDADES INDIVIDUAIS QUE, EM PRINCIPIO, NÃO DEVEM CAUSAR DESARMONIA NO CORPO SOCIAL, OU MELHOR, NA CONVIVÊNCIA ORIUNDA DAS RELAÇÕES INDIVIDUAIS. O FACTO SOCIAL PRECISA DE PERTENCER AO HISTORICO GRUPAL, ENCONTRANDO-SE IGUALMENTE RELACIONADO À MANEIRA DE PENSAR, SENTIR E AGIR COLECTIVA DO HOMEM.
SÃO JUSTAMENTE ESTES ELEMENTOS, PENSAR, SENTIR E AGIR, PECULIARES A CADA GRUPO, QUE IRÃO FORMAR A IDEOLOGIA DO MESMO.
ISTO NÃO IMPLICA NA INEXISTÊNCIA DE CONFLITOS. NUMA SOCIEDADE COMPLEXA, VÁRIOS GRUPOS PODEM COEXISTIR E, POR CONSEGUINTE DIVERSAS IDEOLOGIAS DISTINTAS PODEM DE IGUAL FORMA COEXISTIR DENTRO DE UMA MESMA CULTURA.

"O QUE DIZ DURKHEIM"- 2

PARA ESTE CIENTISTA - DURKHEIM - ESTE FACTO (O NÃO ACONTECIMENTO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO), A MARGINALIZAÇÃO, O ARREDO SOCIAL, É CONSIDERADO UM SUICIDIO SOCIAL, QUE ACABA, VARIADAS VEZES, POR LEVAR AO SUICIDIO DE FACTO. PARA O AUTOR REFERIDO, NÃO ESTÁ NO SUICIDIO INDIVIDUAL, A SUA PRINCIPAL CAUSA, ELE CONFERE O ENFOQUE NA ANALISE DOS FACTOS SOCIOLOGICOS, NA SUA BUSCA DE FUNDAMENTAÇÃO SOCIAL E COLECTIVA PARA AS MANIFESTAÇÕES SUICIDAS INDIVIDUAIS. O SUICIDA POR ALGUM MOTIVO DENTRO DO SEU GRUPO, SE MATA POR SE ENCONTRAR À MARGEM DA SOCIEDADE, POR NÃO TER ENCONTRADO IDENTIFICAÇÃO NO SEIO GRUPAL E, POR ISTO ENCONTRA-SE SOLITARIO E ISOLADO.

"O QUE DIZ DURKHEIM"-1

A PARTIR DAÍ, O INDIVIDUO ASSIMILA - OU NÃO - OS HÁBITOS, A MORAL, OS COSTUMES, ENFIM, TODA UMA GAMA DE LEIS NÃO ESCRITA QUE RECEBE DA CONVIVÊNCIA COM SEU GRUPO.
GERALMENTE O INDIVIDUO PROCURA ADICIONAR AS REGRAS DO SEU GRUPO AO SEU SISTEMA INDIVIDUAL DE VALORES, PROCURANDO AGIR EM CONFORMIDADE COM O GRUPO, POIS, SABE QUE ESTARÁ ÀS MARGENS DO MESMO SE ASSIM NÃO O FIZER. QUANDO O PROCESSO ATRÁS MENCIONADO, NÃO CHEGA A ACONTECER - COMO NO CASO DE CAVACO SILVA - , O INDIVIDUO MARGINALIZA-SE EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS SOCIAIS E OU COLECTIVOS.

"O QUE DIZ DURKHEIM"

SEGUNDO UM DOS - SENÃO O - MELHORES SOCIOLOGOS DA HISTORIA DA SOCIOLOGIA, DIZ QUE SE PODE OBSERVAR, QUE O INDIVIDUO INGRESSA NA SOCIEDADE NO MOMENTO DO SEU NASCIMENTO DENTRO DESSA MESMA SOCIEDADE.
NO MESMO INSTANTE DO SEU NASCIMENTO, ELE JÁ COMEÇA A SER MOLDADO PELAS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM A SOCIEDADE.
PRIMEIRO O INDIVIDUO SOFRE INFLUÊNCIA DA PRÓPRIA FAMILIA - CASO TENHA UMA - ; DEPOIS DO SEU BAIRRO, DO SEU MUNICIPIO, DA SUA ESCOLA, ETC.

12.19.2005

" O FAROL NEO-LIBERAL"

O ACTUAL FAROL NEO-LIBERAL - CAVACO - NO POUCO QUE FALA E NO MENOS QUE DIZ, ESCONDE O MUITO QUE QUER FAZER.
SER AGENTE DE DESENVOLVIMENTO E DE «CONFIANÇA» E SE A MAIORIA SOCRATICA, AINDA NÃO CONSEGUIU INVERTER ATÉ AGORA A TENDENCIA DA CRISE, ELE SERÁ O NORTE PARA A VOLTAR PARA OUTROS PONTOS CARDEAIS!!!
A SER ELEITO - O QUE EU NÃO ACREDITO MAS, APELO AO CUIDADO DE NÃO O ELEGER - , CAVACO FARÁ, QUER PELO SEU PASSADO, QUER PELO PRESENTE, E PRINCIPALMENTE PELOS QUE DE NOVO VOLTAM A FAZR PARTE DO SEU STAFF NACIONAL, ASSIM, REPITO, SE COMPORTARÁ CAVACO, QUE NÃO QUER NADA COM OS POLITICOS QUE SUSTENTAM O CAVACO ACADEMICO. ESTRANHAMENTE, FACE A ESTE DISCURSO DISTORCIDO, PESSOAL E SALVADOR, NEM OS CIDADÃOS NEM OS DEMOCRATAS O COMBATERÃO, NEM OS POLITICOS O PARARÃO, NEM OS ACADEMICOS O REBENTARÃO - SE CALHAR POR NÃO LHE PASSAREM CAVACO - MAS, SE SORRATEIRO, REPITO, ELE FOR ELEITO, QUEM PARARÁ TÃO PATERNAL E SABIAS NOVAS CONVERSAS EM FAMÍLIA?
É QUE, A SER ELEITO, CAVACO, PELO PASSADO, PRESENTE, E NATUREZA INTERVENTIVA QUE PRETENDE SER, PODE E É QUASE CERTO QUE ACONTECERÁ O TRANSFORMAR-SE PERIGOSAMENTE, NUM FOCO DE DESUNIÃO, EM QUE ÀS DUAS ACTUAIS CRISES, SE ADICIONARÁ UMA TERCEIRA E AFUNDANTE, A SABER, UMA VERDADEIRA CRISE POLITICA DE EFEITOS IMPREVISIVEIS.
COM CAVACO E COM O NEO-LIBERALISMO QUE O APOIA, BEM COMO COM TODA A FORÇA DOS MEIOS DE QUE DISPÕEM, TENTARÁ INSTAURAR TAMBÉM, A MEU VER, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ESSA MAIORIA NEO-LIBERAL E, ASSIM, POR CAMINHOS DISTINTOS - DANDO-NOS A VOLTA - , A DIREITA CONSEGUIR O QUE HÁ MUITO DESEJA, UM PRESIDENTE, UMA MAIORIA.
CUIDADO

"MAS , MESMO AQUI, EU PERGUNTO?"

MAS, MESMO AQUI, EU PERGUNTO?
- NÃO TEM ANDADO OS GOVERNOS E O ESTADO EMPESTADOS DELES?
ASSIM, CAVACO PERFILHA QUE O DEMOCRATA SE LHE AJOELHE, A POLITICA E OS POLITICOS LHE OBDEÇAM, POIS, CHEGOU O SALVADOR COM UMA ESTRATEGIA POLITICA-ACADEMICA-ECONOMICA E SE NO PASSADO ELE, CAVACO, FALHOU, ISSO APENAS SE DEVE ÀS FORÇAS DE BLOQUEIO DE ENTÃO!!
SE ESTE «NOVO» CAVACO É PARCO EM IDEIAS, TEM CONTUDO - ATÉ NAS PAUSAS DO DISCURSO - FAZENDO-ME RECORDAR AS PARAGENS NAS CONVERSAS EM FAMILIA - , TEM CONTUDO UMA FUNÇÃO. ELE É A PALAVRA PATERNAL, DURA E SECA, A CONFIANÇA ATRÁS JÁ REFERENCIADA, ISTO É, A ESPERANÇA NO ECONOMICO-FINANCEIRO.

"O ACADEMISMO ESTÁ NA MODA"

CAVACO SABE QUE O ACADEMISMO ESTÁ NA MODA E, POR ISSO, QUER APROVEITAR A BOLEIA. É UM SITUACIONISTA - ALIÁS ONDE ESTAVA QUANDO A REVOLUÇÃO DELE NECESSITAVA? - TENTA A TODO O CUSTO DEMONSTRAR, AGARRANDO-SE AOS CARROS DA MODA, QUE VÃO PASSANDO, QUE É O ACADEMICO, QUE O ACADEMISMO É SINONIMO DE SABER, COMPETÊNCIA E CREDIBILIDADE. HÁ, AINDA POUCO TEMPO, ERA O CENTRISMO, HOJE É O ACADEMISMO!!!
CAVACO, TAMBÉM NÃO CRITICA OS POLITICOS, PELA POLITICA, O QUE É INFINITAMENTE MAIS GRAVE, DONDE, A CRITICA NÃO SER AOS PARTIDOS QUE EFINEM A POLITICA, ENTRE OS QUAIS SE ENCONTRA O SEU. O QUE CAVACO, SEM SE DAR CONTA - OU TALVEZ DÊ - CRITICA, O VERDADEIRO MAL, ESTÁ NA SUBSTITUIÇÃO DOS POLITICOS PELOS ACADEMICOS!!!, DOS POLITICOS PELOS CAVACOS, NO FINAL, DOS POLITICOS PELOS ECONÓMICO-FINANCEIROS!!!
QUAL SOCRATES, PLATÃO OU SALAZAR DA ECONOMIA, CAVACO DEFENDE QUE OS ECONOMICO-FINANCEIROS, DEVERIAM, NÃO SÓ GOVERNAR, MAS TAMBÉM PRESIDIR...
RECORDAM-SE DAQUELA «VELHA AZINHEIRA», QUE ENTROU PELA PORTA DAS FINANÇAS - COMO GRANDE SALVADOR DA ECONOMIA - , CHEGOU A PRESIDENTE DO CONCELHO E PRETENDEU SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA?
IGNORANDO A POLITICA, QUE SEGUNDO ELE NÃO SE GANHA COM RETORICA - VEJA-SE A APOSTA NO SILÊNCIO E TABUS - , SÓ LHE FALTA TER A CORAGEM DE DIZER:
"ACADÉMICOS AO PODER"

"AS CONTRADIÇÕES DE CAVACO"

"CAVACO AMBICIONA AQUILO QUE MAIS CRITICA". É COMO AQUELES QUE JURAM NÃO ACREDITAR EM DEUS, MAS QUE NÃO FALTAM A UMA ÚNUCA MISSA, BATEM COM A MÃO NO PEITO - A DIZER QUE NÃO TÊM CULPA, QUE FORAM AS FORÇAS DE BLOQUEIO - E INVOCAN-NO (DEUS) PERMANENTEMENTE. É UMA ESPÉCIE DE BEATO.
CAVACO CRITICA HOJE OS POLITICOS, QUANDO AINDA ONTEM FOI DURANTE 10 ANOS PRIMEIRO MINISTRO E QUER SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA!!!
CAVACO - SITUACIONISTA - , EMBARCA NOS «MODISMOS» DE CRITICA AOS POLITICOS, MAS PIOR DO QUE ISSO, CORRE A DESPIR O FRAQUE QUE O IDENTIFICA COMO POLITICO E APRESSA-SE A VESTIR O «TERNO» DE ACADEMICO, POR TAMBÉM ESTAR NA MODA. MAS QUEM CONHECERIA O CAVACO ACADEMICO SE NÃO TIVESSE EXISTIDO - PARA MAL DOS NOSSOS PECADOS - O CAVACO POLITICO? ASSIM, DESTA FORMA, CAVACO É, TAMBÉM, UM MAL AGRADECIDO.

"GRAFICOS"






"GRAFICOS PARA CONSULTA"

"CONCELHO DE ALIJÓ" (CONT.)


Correio electrónico da Câmara
camara@cm-alijo.pt
















História do Concelho
A vila de Alijó, situada a cerca de 45 quilómetros da capital do Distrito - Vila Real - localiza-se numa vasta área de cultura castreja. Sofreu, como tantas outras localidades do actual concelho, as vicissitudes resultantes da romanização e da ocupação mourisca.
Implantada num eixo que terá servido de fronteira em permanentes mutações, dividia cristãos e árabes. Foi por estes destruída e posteriormente abandonada.
Só a partir do primeiro quartel do século XII é que graças aos sucessivos forais outorgados por D. Sancho II, (1226), D. Afonso III (1269) e, mais tarde, por D. Manuel I , já no século XVI (em Julho de 1514), recomeçou o seu povoamento.
Serviu de motivação para os que demandaram este concelho, além das regalias concedidas, o seu clima e solos extraordinariamente ricos, particularmente para a produção de vinho generoso, acreditado "embaixador português" em todo o Mundo.
No entanto, só a partir dos séculos XII e XIII é que se assistiu a uma ocupação ordenada, tendo sido atraídos vários representantes da nobreza e da alta burguesia. Foi o caso do marquês de Távora - primeiro donatário de Alijó e seus termos, bens incorporados na Coroa após a execução dos Távoras, em pleno consulado pombalino.
Pelo Concelho de Alijó, existem dispersas várias manifestações do seu povoamento antigo, desde castros a pinturas rupestres e a vestígios de estradas romanas. A própria hagio-toponímia evidencia que do século VII ao século XIII se manteve na área do concelho uma população laboriosa, a qual conseguiu sobreviver às investidas quer dos mouros quer dos cristãos das Astúrias.
Alijó, cuja etimologia teria origem na existência da história Legio Spetima Gemina, outras teses nos indicam que o topónimo advém da palavra Ligioo, mais tarde Lijó, que pretenderia significar a natureza pedregosa do local naquela época, tem a sua monumentalidade representada pelo pelourinho, algumas casas solarengas e a igreja com o seu conjunto de alfaias, objectos de culto e várias imagens de relativo valor.
O conjunto de arquitectura religiosa nesta vila, completa-se com as capelas do Senhor do Andor ou dos Passos; a capela de Nossa Senhora dos Prazeres, no monte da Cunha, a de Santo António, no monte do Vilarelho; A arquitectura civil, com excepção do pelourinho, está praticamente circunscrita à existência do edifício da Câmara Municipal - Paços do Concelho - parte do qual construído no século XVIII e outra parte no século XIX. O brasão que coroa este edifício encontra-se picado, feito levado a cabo pelos soldados franceses na Guerra Peninsular e no qual, em vez das armas do concelho, mandaram pintar as águias napoleónicas, então ainda triunfantes.

"CONCELHO DE ALIJÓ"










Freguesia - area( km2) - habitantes

Alijó
29,36 - 2806

Amieiro
6,41 - 104
Carlão
26,49 - 886
Casal de Loivos
3,55 - 198
Castedo
13,47 - 467
Cotas
15,38 - 273
Favaios
20,57 - 1312
Pegarinhos
20,13 - 575
Pinhão
3 - 829
Populo
12,77 - 336
Ribalonga
9,15 - 391
São Mamede Ribatua
20,27 - 905
Sanfins do douro
18,45 - 1763

Santa Eugénia

7,79 - 411

Vale de Mendiz
5,48 - 311
Vila chã
19,65 - 579
Vila verde
42,09 - 844
Vila de Maçada
19,75 - 1236
Vilarinho de cota
3,81 - 166
Correio electrónico da Câmara
camara@cm-alijo.pt

"CONCELHO DE ALIJÓ"