jnogueirareis

"PODE PARTICIPAR ACTIVAMENTE e mesmo interactivamente"

12.21.2005

"O QUE DIZ DURKHEIM"- FACTO SOCIAL.2

3- ALGUÉM ACHA QUE CAVACO SILVA SE ENCONTRA INTRINSICAMENTE RELACIONADO COM OS PROCESSOS DE UMA CULTURA DEMOCRÁTICA, COM OS HÁBITOS QUE A DEFINEM, AOS GESTOS E COSTUMES DA SOCIEDADE PÓS-25 DE ABRIL DE 1974 ?
- FRANCAMENTE, ESTOU PLENAMENTE CONVICTO QUE NÃO.
JULGO QUE AÍ, EXISTE MESMO UMA INADAPTAÇÃO, UMA AUTO-MARGINALIZAÇÃO.
ISSO NOTA-SE ATÉ PELA IRRITAÇÃO E INCOMODO QUE UMA BOA CRITICA DEMOCRATICA LHE PROVOCA.
4- ALGUÉM ESTÁ CONVENCIDO, OU PENSA QUE SE POR MAL DOS NOSSOS PECADOS, CAVACO VIESSE A SER ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA, PRINCIPALMENTE NESTE CONTEXTO EM QUE ESTÁ A GOVERNAR UMA MAIORIA QUE LHE É ADVERSA, QUE ELE EVITARIA UMA DESARMONIA INSTITUCIONAL ?
- EU ESTOU CONVICTO QUE ELE NÃO SÓ, NÃO A EVITARIA, COMO A PROMOVERIA E PROVOCARIA.
5- ALGUÉM REM A CONVICÇÃO DE QUE CAVACO SILVA, ACEITA DE BOA MENTE, A COEXISTÊNCIA DE VARIOS GRUPOS, COM COM AS SUAS PECULIARES FORMAS DE AGIR, SENTIR E PENSAR ? A EXISTÊNCIA DE ALGUMA CONFLITUALIDADE QUE ESTA PLURALIDADE SEMPRE VAI PROVOCANDO ?
- EU RESPONDO, CITANDO UMA CERTA EXPRESSÃO: NUNCA ME ENGANO E RARAMENTE TENHO DUVIDAS.É QUE É MESMO INCOMODATIVO PARA CAVACO, OPINIÃO DISTINTA DA DELE.
6- ACHA QUE PARA CAVACO O BEM GERAL, O INTERESSE GERAL ESTÁ ACIMA DO INTERESSE INDIVIDUAL ?
- QUANDO ELE PROPRIO TANTO SE INTRONIZA E TANTO SITA AS ELITES, AINDA RESTARÃO DUVIDAS DE QUE O INTERESSE PARTICULAR E OU O DAS ELITES - O MESMO QUE DIZER DOS GRANDES GRUPOS ECONÓMICOS - É QUE ESTÁ PARA ELE ACIMA DO INTERESSE GERAL.
21/12/2005
AMANHÃ CONTINUO